"Preciso levantar dessa cama".

sexta-feira, outubro 03, 2014

A cada 40 segundos, uma pessoa no mundo comete suicídio.




A Fernanda que eu conhecia era forte, autossuficiente, amigável, carinhosa, focada na vida profissional acima de qualquer outro objetivo de vida. E não é de menos, sempre foi uma das primeiras no colégio, sempre teve orgulho de dizer para a sua família de todos os vestibulares que passou de primeira, de ser sempre destacada no trabalho, de se eficiente e rápida em tudo o que fazia e se dedicava. Sempre fora leal com os amigos, se desmanchava para satisfazer eles e sempre os colocava acima de muita coisa. Era carinhosa e companheira em seus relacionamentos amorosos.
A Fernanda que eu conheço tem depressão.
A Fernanda que eu conheço agora já amarrou uma meia-calça em uma viga e contou os segundos para que o fim chegasse logo. A Fernanda que eu conheço agora passou boas horas no hospital por ter tentado se envenenar e chorava de agonia e de vergonha enquanto colocavam um tubo dentro de sua garganta. A Fernanda que eu conheço deveria ter morrido quatro meses ou quatro semanas atrás. A Fernanda que eu conheço não consegue acordar um dia sequer sem se perguntar o porquê de continuar ali, a Fernanda que eu conheço chorava todos os dias antes de dormir, chorava na rua, chorava em casa, chorava enquanto acende um cigarro para tentar deixar aqueles pensamentos sumirem na fumaça, no vento, inutilmente. A Fernanda que eu conheço afastou quase todos os amigos por não conseguir se manter estável, por não conseguir forças pra manter seus laços. A Fernanda que eu conheço se afastou da própria família. Nada supria meus desejos, minhas vontades e nada me tirava do semblante mórbido e cansado que eu adotei por muito tempo. A Fernanda que eu conheço tem muita vergonha da Fernanda que se tornou nos últimos três meses.

Esse é um apelo para todos aqueles que estão passando pelo desespero, pela solidão crônica, pela noites sem dormir ou pelos questionamentos das razões para levantar da cama todos os dias. Um apelo para que você se fortaleça, para que você procure ajuda, que você não se sinta sozinho, para que você não coloque em uma situação de risco à sua própria vida. Sinceramente, eu não consigo nem acreditar que cheguei nesse ponto em que eu me destruí, que eu não consigo mais sentir prazer nas coisas que eu tanto amava e que eu passei a desistir das pessoas também. Eu preciso de ajuda, agora muito mais do que nunca. Chegou em um ponto que eu comecei a desistir de mim mesma. Mas você, você que está lendo agora, você não é eu. Você não precisa ser eu. Você. Você é o sentido de continuar. Você é a sua própria cura. As respostas nunca saíram de dentro de você.
Poucos vão te entender, mas são estes poucos os valiosos que você deve se segurar. É não ter medo de pedir ajuda, é não ter medo de assumir que você falhou consigo mesmo. É sentir seu coração afundando, você se afogando, mas ao mesmo tempo seu corpo se esforça para buscar a superfície, buscando ar, buscando a liberdade. Procure dentro de si você mesmo. Repetindo o que alguém me falou uma vez, repeti no texto e repito novamente: você é a sua própria cura.




Mas lembre-se: não importa o quão desesperado você está, é possível se sentir melhor. Ter tendências suicidas não é defeito de caráter, e isso não significa que você seja louco, fraco ou fracassado.



Se você se sentir sozinho, se quiser alguém pra conversar, me procura no anonyfish.com:
nandz

 Você é completamente anônimo e se sinta à vontade para falar do que você quiser.


Disque-suicídio: 141
http://www.cvv.org.br/ (ajuda online/e-mail/Skype/endereço dos postos de ajuda) 
Se você estiver em uma situação de alto risco, ligue para o SAMU e peça ajuda: 192
Não deixe que a vergonha ou quaisquer outros sentimentos negativos o impeçam de ligar se sua vida estiver em perigo.


--
Incluído em novembro/2014:
Post externo: http://www.siteladom.com.br/sobre-depressao-preciso-levantar-dessa-cama
Obrigada, Lado M <3 p="">

5 reações

  1. Eu fiz uma besteira tão grande....

    ResponderExcluir
  2. pode ligar pra mim tb, pois gosto muito de você, e entendo tudo o que vc sente e apssa: 88277338.
    "tio" marton

    ResponderExcluir
  3. MAE, SOU EU, AQUI DO OUTRO LADO DO MUNDO. TODOS OS DIAS ACORDO E E SINTO VOCÊ AO MEU LADO. QUERO FAZER ISSO SEMPRE POIS SOU FELIZ COM ISSO. QUERO SEMPRE VER SEU SORRISO LINDO E O BRILHO MULTIENCANTADOR DOS SEUS OLHOS, QUE LHE DÃO VIDA E A VIDA É O QUE HÁ DE MAIS BELO. AMOVOCÊ E TODOS OS SEUS PENSAMENTOS.

    ResponderExcluir
  4. Entendo você, na minha opiniao você está no caminho certo que é falar sobre o que sente. Tente não se afastar das pessoas que Te amam e canalize todo esse sentimento que há dentro de você para um cãozinho, um gatinho ou até mesmo uma criança. Faça disso um motivo para a acordar todos os dias, porque seu animalzinho precisa de você para sobreviver. Depois vá aumentando esse circulo, evolvendo-se para ajudar e salvar outros seres que não tem condições de sobreviver por si mesmos. Neste processo você receberá amor, que na Verdade vem de você mesma, e verá o quanto você é valiosa para o mundo ao seu redor. Aceite esse comentario como foi entregue a você, de coração. <3

    ResponderExcluir
  5. Fernanda, parabéns por escrever isso, você é uma mulher corajosa e forte. A força brota das tuas palavras mesmo que elas expressem dor. Eu já me senti assim como vc, e lendo o que vc escreveu eu quero dizer que eu te entendo e que vc vai superar isso! Busque apoio nas pessoas que te amam, eu sei que elas são muitas, vejo pelos comentários. Você merece toda a felicidade do mundo, se estes pensamentos persistirem procure companhia, não fique só, mesmo que seja uma mensagem, um email. Força, amor e tudo de maravilhoso que possa existir pra você. Obrigada pelo seu texto, ele me ajudou a me entender e não ter medo de admitir que eu posso fraquejar mas vou conseguir vencer e ser livre! Você não está sozinha, nem eu nem você! =)

    ResponderExcluir